Pular para o conteúdo principal

FFXIII-2: Minhas impressões sobre o que vi nos gameplays vazados (sem spoilers)


Entre a madrugada de anteontem (13/12) e até agora a pouco, estive assistindo alguns gameplays de Final Fantasy XIII-2, primeiro em Live stream e depois no Youtube. Eu precisava disto! Era muita fome alimentada, provocada e instigada ao longo de meses pela SE, com torturantes pedacinhos de informações que só faziam aumentar a curiosidade. O que achei?

ABERTURA


Épica! Consenso entre várias pessoas que assistiram. Provavelmente entrará para a estória da série, como uma das melhores e mais intensas.

É a mesma abertura já mostrada pela Square-Enix em vários trailers, só que completa, com algumas cenas chaves antes encobertas e lógico, a batalha com Caius completa. Como todos viram e já sabem, Lightning está em Vahalla, protegendo o reino da Deusa Etro de Caius. Podemos controlar Lightning em algumas partes da luta. Embora grande parte seja mesmo por CGs, tem uma parte livre, em que podemos escolher os ataques e outra em que ativamos os QTEs, os botões que aparecem na tela.

É sensacional, grandiosa, intensa. Realmente épica!!!

MÚSICA


Geralmente prefiro evitar este tema, porque existem muitos fãs das OSTs anteriores e nunca gostei das músicas de Final Fantasy. Sempre achei meio mortas ou irritantes, algumas francamente chatérrimas. Muito comum jogar sem som.

Mas...

A música de Final Fantasy deu um salto de qualidade incrível! Além da inclusão de novos gêneros (agora temos rap, metal, jazz, etc...), a qualidade das composições é melhor (em minha opinião). A música tema do jogo é deslumbrante como podem comprovar neste post. A música da vitória é deliciosa. Finalmente fizeram algo menos agudo, que talvez consigamos ouvir por centenas de lutas, sem aborrecer tanto.

Em Final Fantasy a música está entrelaçada de tal forma ao jogo que é como uma voz que vai descrevendo a estória. Um narrador com extrema sensibilidade, diria mais, que acompanha cada minúscula alteração dos eventos. Impecável!!!

PERSONAGENS


Lightning: Maravilhosa, deusa, linda, poderosa!!! E sem perder a fragilidade. Impecável! Tanto visualmente, quanto na personalidade, no script. Divina!


Serah: Não me cativou como personagem. Apesar disto, acredito que a maioria dos gamers gostará. Feminina, delicada, corpo perfeito e com uma roupinha minúscula. Muito sexy! O problema é mais a personalidade, super clichê. Menininha bobinha, boazinha, fragilzinha, com um coração imenso, uma fé que moverá montanhas e que por força das circunstâncias será obrigada a se superar e blá blá blá.

Definitivamente não me convenceu. Entretanto, ela não é desagradável, nem de ver, nem de ouvir. Acho que dará para seguir em frente, na boa. Não se preocupem muito com isto. Eu não gostava da Vanille também, basicamente o mesmo tipinho com o agravante da voz estridente e o jeito exageradamente feminino e ela era favorita de um monte de gente. rs

Noel: Para ser sincera, não colocava muita fé nele. Quando vi o script "o último de sua raça" "pouco contato com outras pessoas" achei que fosse carentérrimo e fraco. Mas não. Ele emana uma força muito bacana. Parece se bastar, como se viver só tivesse acrescentado independência emocional e auto-suficiência ao seu caráter, além de autoconhecimento. Consciência do que é. Provavelmente estou superestimando, mas é melhor assim. Não parece nada carente. Nem frágil. Nem afeminado. Bonitão, com uns ombros largos, corpo super definido. Gostoso! Pronto, falei! rsrs

Caius: Nuossa!!! Este é ainda melhor! Irônico, sarcástico! Mal posso esperar para ler suas frases. Deve ter umas tiradas ótimas. Apesar de frio e controlado, algo nele deixa transparecer emoções intensas. Ele parece mais estar defendendo algo que lhe é caro do que estar naquele esteriótipo batido do vilãozão malvadão. Tive a impressão de ser alguém disposto a lutar até a morte por seus princípios, por aquilo que acredita ser correto.

Apesar da roupa ridícula, do brinquinho, do nome infeliz (Caius Ballad), sua presença é intensamente masculina. E um vozeirão! kkk

Noel é gostosinho, etc... Mas, Caius é um Homem com "H" maiúsculo. Perto de Caius, Noel desaparece como personalidade. Ele é realmente o tipo que me deixaria beeeemmm encrencada se aparecesse em minha vida.

Conclusão: Acho que lucramos todos. Os homens provavelmente gostarão de Serah e Lightning. E as muheres gostarão de Noel e Caius.

ENREDO

Intriga pura, suspense total, agonia desgraçada. Quanto mais você vê e sabe, menos entende e mais curioso fica. Perfeito! Minha impressão é de um imenso quebra-cabeças que teremos que montar, pecinha por pecinha, cada vez com maior tensão, até chegar a um final ainda mais impactante do que foi o de XIII. Impressão apenas.

JOGABILIDADE


É de encher a boca de água. Parece tão bom, mas tão bom, que você pensa: eu TENHO que jogar isto!!! Não vou me alongar aqui, porque farei um post em breve comentando em detalhes todas as novas implementações. É mais ágil, aparentemente mais poderoso do que XIII pelas novas opções incluidas, QTEs, maior velocidade na troca de paradigmas, monstros, etc...

Bom, os monstrinhos são basicamente os mesmos de XIII. Visualmente parecem melhorados, mais bonitos. Todos possuem level, HP com 6 dígitos, crystarium própria, acessórios, poderes a serem aprendidos, etc... São 150. Ou seja, podemos ficar upando monstros até sair o próximo Final Fantasy e ainda não teremos conhecido todas as possibilidades de cada um deles.

Apesar de serem os mesmos, existem algumas modificações. Sem entrar em detalhes, pensem naqueles bichinhos adoráveis, Raktavijas, Attacus, Gigant Cactuar e imagem algo um pouco pior. Preparem-se!!! kkkkk

MOOGLE

Ai meu Deus! Como é fôfo!!! E engraçado, bonitinho, etc... Quando joga-o para pegar um tesouro, não gosta, fica falando Kupo e se espremendo nas mãos do personagem que vai jogá-lo como se quisesse escapar. rsrs

Já aviso que não quero saber de técnicas de torturas de Moogle aqui no blog! Vi alguns comentários por aí, de gente que já estava pensando em lugares "originais" para jogá-lo. Tolerância zero, ok?

CENÁRIOS


Até meio desnecessário este item. Todos sabem da competência da Square-Enix neste setor. XIII foi praticamente impecável. XIII-2 é melhor. Não sei como conseguiram, mas é tudo belo ao quadrado. Mapas imensos, imensos!!!

Cidades cheias de pessoas, animais, objetos. Podemos interagir com as pessoas. São todas bonitas, diferenciadas umas das outras. Os animais são muito bonitos. Gatinhos, ovelhas, etc... Muito legal!

...


Se eu tinha alguma dúvida, não tenho mais. Final Fantasy XIII-2 é jogaço!!! Imperdível! Maravilhoso!

É tudo superlativo quando penso em palavras para descrever o jogo.

:DDD

Comentários

Zell Aurelio disse…
lol Muito bom msm Neiva! Um dos meus assuntos preferidos é falar de ff, como vc citou no final do post, os homens certamente gostarão mais da Serah( como gostaram da Vanille ffxiii), e as mulheres gostarão de Noel e Caius, pra falar a verdade eu gosto de jogar com todos os personagens de ff sem preconceito algum, mais no XIII eu nunca coloquei o Snow no meu grupo por achar ele sem graça o estilo de luta e tal, me lembrando do Zell de FF8 ( lol foi o melhor ff do ps1 pra mim), so q o Zell é pouco diferente do snow sei lá por algum motivo, mas aconteceu com o Snow, não sei se foi por isso ou se foi por uma songa monga q morava perto da Lan e viu eu jogando o jogo( única mulher q ia na lan onde eu frequento), q vivia abusando por lá e sempre q via o Snow falava o msm q vc falava num post antigo assim q vim atras de dicas aki no seu blog ^^, anos atras"NOSSA Q HOMEM LINDO!!!" e eu devo tyer abusado, ou nao   sei se minha preferencia sempre foi no meu time Ligthning, Hope e Vanille (lol), e de vez em quando substituindo Ligthning por Fang( pra mim a mais loka tem um estilo super diferenciado) e o Sasz no lugar de Hope, pois ambos no meu grupo so pra sint, é o mais legal por causa dos Sumoms q sempre fui fã de Bahamut e Alexander( lol sempre lembro do ff8) e Odin CLAROOOOO! um dos maiores sumom da historia de ff, por eles se "trasnformarem" em outras criaturas, o Bahamut em um passaro do futuro se é assi mque  posso falar, o Alexander em uma grande fortaleza SHow e o Odin em um CAVALO  kkkk era de se espera ^^ nao entendi muito bem mais valeu, pois é final fantasy sempre tem o q comentar ^^.
FLW galera abraços, desculpa pelo livro q escrevi kkk ( texto, pois nao sou muito de escrever so aki msm no Blog da Neiva, o melhor e unico q eu ainda paro e tenho vontade de gastar dinheiro em Lan pra ver as novidades dos games ^^).
Cleytonbs disse…
Que bom Neiva. Eu também estou gostando muito do que estou vendo. =D
carlos disse…
esse jogo tem q sair logo no brasil... muito melhor que o xiii enquanto isso termino o tesaure hunter e uma duvida...eu tenho que usar todas as armas e equipamentos para o trofeu ou basta ter tido todos eles em algum momento do jogo....correndo atras de platinum ingots para comprar aquelas armas caras  dá quase 1.5000.000 gil mas só voltei a jogar pq seu  blog me inspirou desde já obrigado pela ajuda
aguardando xiii-2
STRATO disse…
Neiva escreveu esse post bastante empolgada,chega dar arrepios D:
Estou me contendo para não assistir essa abertura,tá difícil rsrsrs Vou me contentar com essa descrição que você fez...Parece estar épico mesmo,com toda essa interatividade de jogar alguns trechos e usar QTE's tende à deixar o jogador totalmente sintonizado pra não perder nenhum movimento.Ponto pra Square!
Agora no que eu pego pessado é a trilha sonora.Também concordo que parte das musicas da série FF são meio mortas e/ou irritantes,e atualmente está o cúmulo disso.Não vejo melhoria nessa parte,só bem orquestrada.As Battle Theme estão eletrizantes,mas a música de vitória não dá a sensação de "Vitória!" ,sem feeling algum rsrsr
Os personagens estão bacana,lightning tem forte personalidade e agora no XIII-2 deve estar ainda mais carismática...Será que gostamos mesmo da <span>Vanille</span>? Sei não,hein...Já a Serah me pareceu um estereótipo da Estellise (ou seja,estereótipo do estereótipo) mas muito dificilmente será mais interessante que a Estellise,pelo o que ela já vinha apresentando no XIII.
Aposto alto no Enredo também,Neiva.Deve ser cheio de reviravoltas,até mesmo por ver nos teaser's "spoiler" que a Square soltou.
A jogabilidade está mais realista,e parece estar mais leve também.Os QTE's ajudam bastante nessa parte o//
Os gráficos estão melhores sim.Cheguei ficar preocupado pensando que não teria CG porque no Xbox é apenas uma mídia e esses gráficos devem pesar pakas .-.

Se não me engano dessa vez teremos a opção de jogar com o audio em japa,não é? Se tiver será tudo de bom
...Deixa eu parar porque já falei demais rsrs
Slayer.D disse…
otimo post neiva e fico muito feliz de vc ter feito ele^^

bom realmente o FF XIII-2 eu tiro o chapeu estou realmente empolgado com o jogo e espero q um dia tenha FF legendado em portugues BR como fear 3 porexemplo ai seria otimo^^

o personagem q menos gostei foi a Serah pq é muito melancolico parece ate novela mexicana da SBT mas enfim todos os personagem estao otimos

vi alguns trexos do jogo na live e tb no youtube assim como vc e o sistema de batalha parece sser parecido com FF XIII oq é uma coisa boa mas queria q fosse uma party de 4 personagens mas quem sabe 1 dia ne rs

agora o momento q serei morto por muitas mulheres inclussive vc

nao gostei do moogle

o desenho dele ficou muito fora de foco dos moogles anteriores quase n tem fisionomia e personalidade "apesar de ser 1 moogle"

cenario nao vo nem comentar pq a Square Enix pra fazer cenarios sao impecaveis q pra mim foi o ponto mais forte de FF XIII junto com a trilha sonora que inclusive tb é otima no FF XIII-2

bom o enredo ja vou deixar pra mais tarde quando eu estiver jogando q é pra dar aquela avaliada legal^^

a jogabilidade parece ser otima q inclusive me deu agua na bocae irei acresentar algo importante q ninguem comentou ou q pelomenos é uma valvula de escape do jogo q sao os mini games q me lembra 1 poquinho good saucer "parque de diversoes do FF VII o mais epico de todos os tempos" espero q de pra criar chocobos = no FF VII

estou impolgado com esse FF e impresionado mesmo pq ja fiz criticas contras q se tornaram a favor em muitos aspectos mas é uma pena n ter airship mas continua um otimo jogo q todos querem comprar e q venha logo FF XIII-2 nao aguentamos mais grrr

abraços neiva e parabens pelo post
Tom disse…
Ótimo post! Concordo com quase tudo!

Não concordo apenas na parte que fala q todos os homens vão gostar mais da Serah. Ela é realmente a personaficação do clichê. Exatamente como vc disse.
Prefiro Lightning e Fang, mulheres com personalidades fortes. Até a Vanille tinha mais personalidade e atitude que a Serah.


Mas claro q não odeio nem "não gosto dela". Eu gosto dela sim. Mas ela precisa dar uma engordadinha certo? xD 

Em relação à musica, gosto muito das musicas de antes e de agora. (:
Erica disse…
Muito boa a explicação do jogo. Bom deixe-me ver....... as expectativas quanto a este FF estão aos altos! Mas o que eu(aparentemente) não gostei: a armadura da Lightning(achei muito feia e nem as penas me convenceram!), só dois personagem jogaveis!? Pq!E a falta de movimentação nas lutas(ficar correndo e atacando de um lado e do outro é legal..). E as musicas...não sei não. A Serah é muito chatinha! Eu queria jogar com a Fang.. :(  A Neiva ficou animadinha com os "homens" humhum :-D .
Pedrão disse…
pois é carlos... estou na mesma balada que voce... caçando o tresure hunter... eu vi um artigo que basta vc upar o acessório até o maximo equipá-lo que já conta... mas nao sei nao.. por meio das duvidas só vendi acessórios duplicados... estive fazendo as contas vc vai gastar em torno de 800.000 gil para upar as armas no 2 tier de CADA personagem.. isso considerando que nao vou upar no maximo o 2 tier, só transformar e pronto... ou seja, 6 x 800 4.800.000 !!!! tem link de uma tabela no blog que a neiva botou com todos acessorios e armas e a quantidade necessária para upar... minha referencia está sendo... imprima e boa sorte !!!
Quanto ao XIII-2 só me resta chorar enquanto não chega!!! Keep Walking!!!!
Tom disse…
<span>"Se eu tinha alguma dúvida, não tenho mais. Final Fantasy XIII-2 é jogaço!!! Imperdível! Maravilhoso!"</span>
....
...
..
.

Essa frase é tão triste...
BieelKelly disse…
KKKKKKK, também Serah não me convenceu! Muito boasinha! ATÇ Spoiler: Imagina se não fosse Noel lutando com Caius no final do jogo se fosse serah na hora de apretar os botoes na hora da ação so ia aparecer show mercy e caius ia empurrar ela e ela ia gritar!! Lightning, Heeeelp meee!!!!!
BieelKelly disse…
e porque deusa com d maiúsculo????

Postagens mais visitadas deste blog

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco

(FF XII) Zodiac Job System e seu sistema de classes

Por André Anastácio O quadro de licenças e o Zodiac Job System Para quem não é familiar, o quadro de licenças de Final Fantasy XII é onde ocorre toda a customização sobre o que é que o personagem poderá fazer. É basicamente uma enorme árvore de talentos (semelhante ao Sphere Grid do X) no qual podemos seguir o caminho que desejamos e, dessa forma, customizar o estilo de combate de cada um dos personagens. Tudo que quisermos que um personagem tenha acesso - indo desde magias e técnicas, e até mesmo quais equipamentos ele poderá equipar - precisa ser comprado no quadro de licença antes de estar disponível para aquele personagem. A principal diferença entre o jogo base e o Zodiac Job System está justamente no quadro de licenças. Na primeira versão, existia apenas um enorme quadro disponível para cada personagem e não existia nada que limitasse o que é que os personagens poderiam ter acesso enquanto avançavam por ele. Dessa forma, ao chegar no fim do jogo seus personagens pod

(FF XV) Ganhando AP com qualquer level, sem itens difíceis

Batalhando com o Gladiolus Compra a habilidade de ganhar AP com o Noctis dando Translocação Ofensiva Vai em qualquer acampamento e põe pra treinar contra o gladios lv 5.  Quando começar o treino já trava a mira e aperta o triângulo até ganhar dele,  1 AP a cada 15 segundos mais ou menos. 150 AP a cada 15 minutos. Por Naldo Rodrigues ... Usando magia Habilita as técnicas na árvore de magia: Força mágica que custa 20 PA e e Ação Mágica que custa 24 PA Equipe magia no Noctis Entre em uma luta e jogue uma magia. Cada luta rende 1 AP Por Cam Grigori

(FF XV) Capítulo 14 - 2 milhões de xp e 133 mil gil com o esquema dos Wyverns

Passei dois dias inteiros sem jogar. Mas valeu a pena, foi um Natal muito gostoso, como espero tenha sido o de todos vocês. Antes de ir, não resisti e fiz uma dungeon completa, a do Estreito de Crestholm. Não tem arma real lá. Eu queria fazer porque lá estava a quest da Cindy, O sempre ilustre Regália e também a quarta parte do mapa do Tesouro em papel. Também lá tem um Amuleto do Moogle, que concede + 20% de xp para quem o tiver equipado. Eu já tinha um. Acho que peguei nas Minas Balouve quando fui lá dar uma olhadela e saí correndo para não morrer. rs Bom, o Estreito de Crestholm é um labirinto com mobs lvl 39 e um monte de níveis. Você tem que acionar 7 mecanismos para abrir a porta final. Eu tentei seguir o esquema abaixo, do guia oficial, mas acabei me perdendo um monte de vezes e no fim deu tudo certo. lol Tem dois bosses. Uma espécie de medusa e um tipo de dragão. A medusa não dá quase trabalho e o dragão eu gostei da luta. Ela tem um efeito especial muito bon

(FF XV) Pós game: Regália Type-F, quests Menaces da Ezma e quests do Randolph

Oh meu Pai!!! Eu ganhei o Regália Type-F assim que voltei para Lucis após a finalização da história. Ele é lindoooo!!! Maravilhoso!!! Incrível!!! Sensacional!!! Fantástico!!! Fodástico!!! É o máximo!!! #partiu Explodir Regália Type-F Só é digamos que um pouquinho difícil de estacionar com ele. Tem que ser na estrada e não pode encostar numa folhinha. Se encostar ou danifica todo e eu logo descobri para que serve a opção de manutenção lá no Hammerhead ou explode inteiro e game over. :( lol Eu ameeeiiiii!!!! Mal posso esperar para voar muito por toda Eos. Mas como também mal posso esperar para fazer as outras coisas, fui logo na Ezma, uma velha do Quartel dos Caçadores, lá em cima do mapa. A velha parecia o Cid quando eu não tinha o item que ele pediu: só ficava falando asneiras e nada de me entregar as quests. Fui consultar e o guia diz que habilita depois de finalizar o game e fazer quatro dungeons opcionais: Balouve, Crestholm, Daurell e Costlemark. Balouve, Crestholm e