Pular para o conteúdo principal

(PS3/Xbox360) Um bom rpg para jogar após Final Fantasy XIII



As pessoas escrevem-me ou perguntam no msn a toda hora sobre qual RPG jogar após terminarem FFXIII.

Vou dizer: RPGs legítimos e novos, atuais, só tem dois:

O próprio Final Fantasy XIII e Resonance of Fate. Só. Mais nada.

Pode procurar onde quiser. Não tem e pronto, acabou, fim de conversa.

(Parece que acabou de sair um novo chamado Trinity Universe, mas ainda não vi o trailer. As reviews jogaram lá embaixo.)

O que tem são jogos de aventura ou ação com elementos de RPG.

E aí a lista é grande.

Então, as opções são:


a) jRPG legítimo, puro sangue e atual: Resonance of Fate.

Resonance é um jogo diferente. Até hoje não sei dizer se gostei ou não.  Tem coisas muito legais e coisas não muito legais. Na média, se você consegue adaptar-se ao novo estilo de jogabilidade, a probabilidade é que passe aí umas 60 a 100 horas em uma boa diversão. Nada que te pegue pelo colarinho ou te faça chorar no final, mas é um bom jogo. As notas dele em todas as reviews é similar ou melhor do que as de FFXIII.


b) RPG mais antigo:

Para PS3
Oblivion
Eternal Sonata (gostosinho, mas nada excepcional)
Star Ocean (joguei um pouco e gostei)
Valkyria Chronicles (2008, a crítica adorou)

Para Xbox360
Eternal Sonata
Star Ocean
Tales of Vesperia (gostei bastante)
Blue Dragon (bem legal)
Enchanted Arms (mais ou menos)
Lost Odissey (se joguei nem lembro)
Two World  (não joguei)


c) Ação ou Aventura ou Luta com elementos de RPG:

God of War 3 (nada a ver com RPG, mas saindo de RPG puro, acho que vale a pena)
Red Dead Redenption (jogaço!)
Fallout 3 (tem post recente sobre ele, leia um pouco abaixo)
Demons Souls (dizem que é viciante de tão bom e ainda pode jogar online na segunda fase do jogo, mas também dizem que é muuuuiiiiitooooo difícil no início.)
Nier (tem vários posts aqui sobre ele)
White Knigth (não joguei)
etc...


d) Jogos de segunda geração (PS2):

Que tal rever FFX, X-2 ou XI?
Se não quiser, a fila de bons rpgs é assim meio quilométrica. Os melhores e mais emocionantes RPGs foram lançados neste console ou no PS1. Shadow of Colossus, Dragon Quest, Okami, hi tantos, tantos...


e) Mudar para o DS:

A lista aqui também é grande, só que com jogos atualíssimos e será ainda maior. Vários RPGs sensacionais estão saindo do forno. Hoje lança o novo Dragon Quest, por exemplo. Novo RPG da Square saindo em setembro, etc... etc... etc...


...


Seja qual for sua escolha, oriente-se pelas listas de TOP GAMES e reviews da Gamespot. Acho que fornecem um bom parâmetro de avaliação: www.gamespot.com

O que eu estou jogando? Terminei FFIII e comecei FFIV no DS. Muito legais estes remakes. FFIII dá raiva de tão fácil. Bosses ridículos. Só o último deu um trabalhinho, mas nem foi tudo isto. Agora... FFIV tá me dando uma canseira!!! Só upagem e quando tô me achando a tal, a bonzona, vou para nova fase e morro na primeira luta. Muito legal. Depois de fazer todo mundo, abre o submundo. Termina o submundo e vai sabe pronde??? Lua. kkk

...

Se alguém ver erro nestas listas, diz aqui nos coments que arrumo. Se quiserem adicionar outros jogos e opiniões também. Manda aí.

:D

Comentários

André disse…
Nossa, pensei que fosse só eu que depois de FF ficou paradão com jogos procurando pela net e esperando sair algum RPG bom pro PS3. Eu alugo jogos aos finais de semana procurando algum empolgante pra que eu possa comprar, mas ultimamente não tenho achado absolutamente nadica que me prenda ao console por mais de 3 horas de jogo.... Star Ocean eu aluguei e nem cheguei a jogar, vi meu irmão dar start mas nao me impressionei com os gráficos nem com as lutas... A unica coisa que eu amei até aquele momento foi a tela do menu in-game e os personagens que são bem daquele tipo que vc logo em seguida quer um papel de parede pro pc com cada um deles de tão carismáticos e estilosos que são. Acho que vou alugar-lo again ja que vi uns vídeos pela net e parece que a coisa esquenta mais pra frente. Vc disse estar gostando ali, já fez quantas horas de jogo? gostou das batalhas? me recomenda comprar?
aitinerante disse…
Nada, André. A crise de abstinência é total e geral. lol

O Star Ocean que joguei foi o do PS2. Na época, piratão, ficava dando bugs nas batalhas e eu não consegui encontrar um que rodasse direito. Acabei dando um tempo, esperando uma solução e não voltei mais.

O que joguei achei muito legal. Ainda não vi a nova versão, mas vou dar uma sapiada sim, agora que relembrei.

Veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Ocean

bjs
André disse…
<span>Ah sim, o que eu joguei foi o tal de Star Ocean: The Last Hope. Ainda não da pra falar se é ruim pq, como eu disse, nem cheguei a jogar e só vi os primeiros momentos. Praticamente nada me fez ter curiosidade de ir mais afrente então deixei ele parado aqui, mas depois de ver os videos dei uma leve animada. Final de semana dou meu veredito final \o/ 
Esses ultimos tempos tenho me divertido apenas com Zelda: Ocarina of Time aqui no pc
Não que isso seja algo ruim, mas queria algo novo >.< Será que eu acho um emulador de DS descente aqui pela net? o/</span>
HEBER disse…
EU ESTOU JOGANDO STAR OCEAN THE LAST HOPE XBOX 360 E ESTOU ACHANDO MUITO BOM SÃO 3 DVDS E ESTOU NO PRIMEIRO,JÁ ESTOU COM 17 HORAS.OU SEJA EU CALCULO +OU- UMAS 60 HORAS ESPERO Q +.
O JOGO É REALMENTE MUITO BOM OS GRAFICOS SÃO BONITOS EMBORA EM ALGUMAS PARTES DEIXE A DESEJAR E A DUBLAGEM TBM NÃO É DAS MELHORES MAS MESMO ASSIM EU O ACONSELHO A QUEM CURTE UM BOM RPG.SE TIVEREM DUVIDAS PROCUREM VIDEOS NO YOUTUBE TENHO CERTEZA Q GOSTARÃO
aitinerante disse…
Heber,

Obrigada pela dica. Estava mesmo considerando ver o Star Ocean e depois de sua confirmação vou agora olhar os trailers. :D
aitinerante disse…
Estou interessada também. Não deixa mesmo de dar seu veredito final. :D

Sobre o emulador, tem sim. Meu filho menor disse para procurar DESMUME no google. Vê lá.

Beijos
André disse…
Ihul, agradeça a ele pela dica. Agora sim acho que vou ter o que fazer T.T
Não sou mto fã de emuladores mas tomara que esse dê conta do recado
PS: Mais ff's bons pra eu *-*

Abração, vou testar aqui e volto pra contar :>
Bruninho disse…
Bom dia Galera!

Tbm tem um outro jogo de RPG que joguei no 360 q é bem interessante, se chama Magna Carta II. Tem um bom sistema de combate, que lembra o Final Fantasy XII, história simples, porém bem contada, personagens interessantes e muitos locais para explorar, muitas quests para fazer, e o interessante q algumas quests te contam mais sobre os personagens. Recomendo.

Ainda tem tbm o Dragon Age q não joguei mas parece ser bom!

Abraços
aitinerante disse…
<span>Fala galera!!!

Post movimentado esse heim!!! hehehehe.

Eu realmente, assim como o Vitor, sou muito fã do FFXII q foi o primeiro q joguei "de verdade", sabe?!?!?! Muito bom vc programar a IA da equipe, conseguir mudar de char no meio da luta e ter a ação dos aliados tbm, senti falta disso no XIII, pois se vc quisesse mudar o líder tinha q reprogramar os Paradigmas tudo de novo e às vezes vc não ta no pique de ficar fazendo isso!!!

Mas mesmo assim adorei o XIII e aguardo o Versus!!!!

É só falar de FF q me empolgo, hehehehe

Fui, </span>
aitinerante disse…
Comentário 2:


  Bom dia Galera! Tbm tem um outro jogo de RPG que ... Bom dia Galera!

Tbm tem um outro jogo de RPG que joguei no 360 q é bem interessante, se chama Magna Carta II. Tem um bom sistema de combate, que lembra o Final Fantasy XII, história simples, porém bem contada, personagens interessantes e muitos locais para explorar, muitas quests para fazer, e o interessante q algumas quests te contam mais sobre os personagens. Recomendo.

Ainda tem tbm o Dragon Age q não joguei mas parece ser bom!

Abraços

Bruninho
aitinerante disse…
Os dois comentarios abaixo são do Bruninho que caíram em um buraco negro cibernético e resgatei. lol

...

Bruno,

Eu também ficava com preguiça de ficar refazendo os paradigmas. Deviam guardar em algum lugar, não é?

Bem lembrado do Magna Carta. Vou adicionar.

Beijos
Vitor disse…
Demons Souls irá preencher o coração de todos....

Dragon Age Origins é muito bom entretanto ele pede desdesperadamente por um teclado e mouse...tu simplesmente não consegue ter controle absoluto utilizando o joystick (infelizmente), mas mesmo assim é muito bom....

White Knight Chronicles tá na minha lista, parece ser muito bom embora a história seja meio manjada e tal...falta só grana pra comprar mesmo....

Tem gente que diz que o Enchanted Arms é um Jrpg dos bons...eu paguei 140 pila e me arrependo até a morte....mas quem sabe eu não gostei pq tava jogando na Tv tubão lá do quarto? Só zerei ele e agora tá pegando poeira lá no meu quarto...

Espero que tenha dado uma luz pra galera ai, mas prender igual o FFXIII é muito dificil, só o Demons Souls mesmo, o resto é um bom, talvez ótimo, passatempo...

Abraço!
aitinerante disse…
Oi Vitor,

Também não gostei muito de Enchanted Arms. Depois lembrei de ter jogado o começo e parado sem motivação.

Pena que Demon Souls seja tão violento...

Obrigada pela participação
Bruninho disse…
Fala galera!!!

Tem um jogo chamado Last Remnant, que parece ter uma jogabilidade bem legal pelo q vi, sem falar dos chefes enormes e pra melhorar, ouvi dizer q tem uma participação da Square nesse jogo tbm!

Fui,
Vitor disse…
E quanto ao tal Heavy Rain? alguém indica? achei que seria Top, porem fiquei com medo quando desceram o cacete nele.....(e o preço tb né?)
aitinerante disse…
Oi Vitor.

Heavy Rain? Nunca tinha ouvido falar, mas fui lá agora checar. Só ler por enquanto. A net aqui está uma carroça hoje. Pareceu bem interessante, se bem que é um outro gênero, totalmente diferente. Como assim falaram mal dele? A Gamespot deu 8,5 e o público 9.0?

Hum vamos ver se alguém conhece e tem algo mais a dizer. Amanhã vou olhar o trailer.

Abraços
Paulo N. disse…
<<<< CONTÉM SPOILERS SOBRE RED DEAD REDEPTION >>>>

Oi Neiva
joguei Red Dead R.
a minha unica crítica ao jogo é o personagem cair na agua e morrer
de resto, só alegria, esqueço do tempo, e nem faço as missões, converso com estranhos, invado esconderijos de bandidos, salvo pessoas aleatoriamente pelo cenario, e principalmente caço procurados e caço bastante, fiz apenas 5 missões do jogo, tenho aprox. 10 horas de jogo e 4000 dolares acululados hehehe
mande noticias, bjos
aitinerante disse…
Oi Paulo,

Tem um amigo que já terminou o jogo também e gostou demais do final. Achou surpreendente, diferente, ousado. E a parte online parece que é muito legal também. Eu comecei com meu filho mais novo, mas ele desanimou.

Beijos
aitinerante disse…
Fala galera!!! Tem um jogo chamado Last Remnant, ...

Tem um jogo chamado Last Remnant, que parece ter uma jogabilidade bem legal pelo q vi, sem falar dos chefes enormes e pra melhorar, ouvi dizer q tem uma participação da Square nesse jogo tbm!

Fui,
(Bruninho)
aitinerante disse…
Bruno,

Não joguei. Até pensei, mas as críticas detonaram o jogo, falando em gráficos péssimos, sistema de batalha chato, quests confusas, etc. etc. etc. Fiquei esperando alguém que tivesse jogado para ter uma opinião pessoal, mas não soube de ninguém até agora.

Parece que a versão PC é bem melhor. bjs

Postagens mais visitadas deste blog

(FFXIII-2) É o fim? O que está acontecendo com a Square-Enix?

Gráfico do preço das ações da Square-Enix de 2008 a hoje. Fonte Em todos os lugares que leio as pessoas estão aturdidas e se perguntam: o que ela está pensando? O que ela está fazendo? Onde quer chegar? O que quer fazer? WTF!!! O que é isto? Ela tinha a melhor franquia de jRPGs, uma base sólida e ávida de fãs que apenas desejavam que fizesse o que sempre fez: excelentes jogos, com boas estórias, personagens carismáticos, mapas grandes para exploração, áreas secretas, lutas com chefes poderosos e um final coerente, no PS3 e/ou Xbox360. Ao invés disto, vimos toneladas de jogos para telinha (PSP/DS/Celulares), um MMO trágico e um único jogo (Final Fantasy XIII) para grandes consoles com um enredo picotado e confuso. Ainda assim vendeu bem e os fãs aguardaram pacientemente pelo que se anunciava ser o melhor de todos, Versus XIII. A maioria de nós aceitou quando Versus foi postergado e em seu lugar anunciaram a vinda de Final Fantasy XIII-2, porque queríamos a oportunidade de dar

(FF XV) Capítulo 1 - Parte 1a - Hammerhead Region, com mapa, tesouros, missões, etc...

Abra a imagem em uma nova guia para usar o zoom e ver tudo. Tentei fazer uma gambiarra com fotos do mapa. Acho que vai dar para entenderem, com alguma boa vontade. Mostra todos os tesourinhos, com legenda ao lado. No topo central a lista das sidequests da história.  No mapa, as linhas começadas em pontos azuis são Sidequests opcionais e recomendadas pelo guia, os pontos verdes são Tours e os amarelos são Hunts. Acho que este início é mais para a gente se localizar mesmo. Eu fiquei um tempão zanzando pelo mapa e recolhendo os tesouros. Peguei a espada longa que é o ponto U4 (muito boa!) - a espada que está no ponto verde (U6) é só pós game - e os acessórios I3 e G1, além dos Mega-Elixires e e Mega-Phoenix (P1 e P2) e um monte de cacareco que ainda não sei para que serve. PELO AMOR DE FF: não vá sair por aí vendendo NADA! NADA é NADA! Passe fome, durma em acampamentos, lute com as mãos se for preciso, mas não venda nada até sabermos o que pode ser vendido ou não. Isto é

FFXIII - Pós Game - Titan's Trial

Olhem o gigante que está em Archylte Steppe agora. Ainda não encontrei nome, referência, nada. E eu pensando que Adamantoise era imenso. Ratinho perto dele. lol Será que é para matar? (Atualização 1: Sabem aquele círculo de l'Cie Stones que estavam "apagadas" antes? Agora estão "acesas". Fui lá ver quais eram as missões e são praticamente as últimas, da 54 à 62 salvo engano. Quando toquei na 62, o gigante olhou, fez cara de quem não gostou e gritou ou praguejou, sei lá. Sai xispando. Melhor deixar estas stones quietinhas por enquanto. lol ) (Atualização 2: Descobri. É um Titan que fica em uma área até então inexplorada, The Faultwarrens, com entrada por Aggra Pasture e só abre após a execução da missão 34. Ele propõe uma nova quest, para provar se sua equipe é mesmo forte. Se você enfrentar todos e vencer, lutará com um Titan (não ele) e ganhará um prêmio, além de um novo Troféu/Conquista. São 16 monstros, as l'Cie de número 35 a 50 mais

Final Fantasy XIII: crítica, dicas e walkthrough (detonado, passo a passo)

PARA OS GAME LOVERS DA FRANQUIA FINAL FANTASY Dois anos de agonia sobrevivendo à base de míseros trailers, com remarcações sistemáticas da data de lançamento para isto??? A Square-Enix endoideceu? Terceirizaram o desenvolvimento do jogo para alguma empresa de fundo de quintal? Cadê nossa liberdade de ir e vir, de escolher o que fazer primeiro, de explorar o mundo? Onde estão os segredos, os tesouros ocultos, as mini quests, os bosses opcionais, as armas invencíveis? Inimigos aleatórios, mudanças de roupas, escolha do time, das habilidades, das armas? Nem pensar. E por falar em armas e acessórios, que vergonha! Francamente. E o upgrade das armas então? Meo Deus!!! Fala sério!!! O sistema de evolução dos caracteres? A tal da Crystalium System? Fenomenal... De ruim! Então você não pode escolher para onde ir (é sempre em frente), não pode voltar, não há recantos escondidos, não decide com quem joga e é conduzido ou induzido com relação á natureza de cada caracter. A sua esco

(FF XV) Dicas sobre o combate em Final Fantasy XV

Por André Anastácio. O combate de Final Fantasy XV é simples e bem intuitivo, mas isso não significa que não hajam vários aspectos mais sutis presentes. Quando tais aspectos são incorporados bem em sua gameplay, eles podem aumentar a sensação de estratégia e transformar o combate num verdadeiro show de acrobacias e dano. Nesse post eu irei apresentar os principais aspectos do combate para que você possa tirar o maior proveito possível das ferramentas disponibilizadas pelo jogo. Aspectos base do combate: Ataque (Blitz) - "Blitz" é como o jogo chama os combos automáticos feitos ao segurar o botão de ataque (● é o botão padrão). Cada arma possui uma sequência fixa de ataques e cada uma delas possui vantagens e desvantagens, criando um sistema bem situacional. Todas as armas executam Blitz, exceto as do tipo Machinery que simplesmente soltam um tiro por vez. Existem variações caso você execute Blitz enquanto segura o analógico de movimentação para qualquer uma das